segunda-feira, 13 de junho de 2011

A MENTIRA

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.    Efésios 4:25

Pode ser dizer que a mentira é um dos pecados mais praticado pela humanidade, afinal, quem nunca contou no termo popular uma "mentirinha". Será que a Bíblia nos orienta que a mentira as vezes é um mal necessário? Muitos cristãos têm se tornado insensível e debilitado com relação ao pecado da mentira. Jesus enfatizou que o diabo é o pai da mentira (Jo 8:44), outro exemplo na Bíblia é Ananias e Safira eles omitiram parte do valor, para ganharem admiração das pessoas, retendo parte do valor (Atos 5:1-5), e sofreram as conseqüências.
A mentira é um tipo de covardia ou insegurança, ou até mesmo, egoísmo para com a realidade, na maioria das vezes visando interesse próprio. Ela é proibida no decálogo (10 mandamentos),(Ex 20:16), e um dos efeitos da conversão é deixar de mentir (Ef 4:25). Hoje em dia não é facíl confiar nas pessoas, muitos usam mascaras, no termo Bíblico são Hipócritas. Hipócrita é uma transcrição do vocábulo grego "hypochrités", que significa ator ou protagonista no teatro grego. Os atores gregos usavam máscaras de acordo com o papel que representavamHá muitos que usam mascaras, atores da vida real, que muitas vezes, nem ao menos sabemos quem são.
Pedro deixou claro em uma de suas cartas para a obediência no Espírito à verdade (IPe 1:22),
não existe mentirinha, ou meia verdade, como Cristo disse que o nosso proceder seja sim,sim e não, não por isso o Cristão não tem que ficar fazendo juramento para que acreditem nele, é o que Jesus nos orientou (Mt 5:34-37). A mentira está inclusa na lista, entre os pecados que nós consideramos de maior gravidade, em Apocalipse deixa claro o fim dos mentirosos (Ap 21:8).
Eu li recentemente o seguinte: mentira anestesia a consciência do mentiroso; torna-o insensível à verdade; a verdade não penetra para uma transformação. A mentira vicia com mais facilidade, já que uma mentira conduz a outra. Eu considero a mentira o princípio da falsidade, pois, com isso muitos se escondem quem realmente são.
Estamos todos sujeitos ao erro, mas nem por isso devemos permanecer nele, se confessarmos a Deus, Ele, é fiel e justo pra nos perdoar (IJo 1:9), que a cada dia sendo renovado, andando em novidade de vida (Rom 6:4), que tudo que fizermos na força do Senhor que nos supre (IPe 4:11), para que respeitemos o nosso próximo, porque quem ama se alegra com a verdade (ICo13:6).

Oton G. Cesar
http://otoncesar.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir

"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona